
"Meu sonho é ver Bertioga crescer como um modelo de cidade diferente."

Paulo Matos se apresenta pela primeira vez como candidato a vereador. Sua candidatura é um sonho coletivo devido todo seu histórico de comprometimento e atuação para o bem-estar e desenvolvimento comunitário, atuando como produtor de projetos sociais há mais de dez anos. Organizou eventos, promoveu cursos, foi apresentador em rádio, presidiu o Conselho Municipal de Juventude e coordenou Políticas Públicas para Juventudes de 2014 a 2017. Cada pessoa que já teve oportunidade de cruzar seu caminho nessa trajetória, se emociona ao lembrar do seu ótimo caráter, dedicação e paixão pelas causas que participou.
Morador do Jardim Vicente de Carvalho, popular “Saoc”, bairro onde cresceu e fez inúmeras amizades, vê a cidade com o olhar do povo. Com o olhar de quem se criou na periferia, de quem se locomove de bicicleta, pega “busão” e que percebe as profundas desigualdades e problemas do município. Apesar de jovem, hoje aos 34 anos, já construiu forte vínculo com as pessoas e com a cidade, atuando de Caiubura a Boraceia.
Mas Paulo também é um sonhador e reconhece o grande potencial da cidade, acredita que, junto do povo, ainda é possível ajudar o município a se desenvolver como modelo de cidade diferente. Uma cidade boa para viver e que coloca realmente em prática as vontades da população.
Paulo Matos é a chance de renovação e transformação... Vamos viver isso juntos!
Nossas propostas

meio ambiente e causas sociais
Bertioga é uma das maiores guardiãs do remanescente do bioma Mata Atlântica do litoral Paulista. O município tem 491.546 km² de área, contendo áreas naturais especialmente protegidos por leis federais e decretos estaduais. Juntas essas áreas cobertas por Mata Atlântica somam aproximadamente 80% do município e se considerarmos também a Terra Indígena Ribeirão Silveira - território do povo Guarani regulamentado pelo governo federal -, a porcentagem de cobertura de Mata Atlântica na cidade chega próximo à 90%.
Se por um lado o território onde Bertioga se localiza apresenta uma rica biodiversidade que deve ser cuidada, por outro esses bens naturais são impactados por diversos fatores, como por exemplo a alta taxa de crescimento populacional - a mais alta da Baixada Santista¹ - e o alto grau de urbanização, correspondente a 99,01% do território. Este, que se deu de modo disperso e fragmentado, evidencia desigualdades socioespaciais, já que o que se observa é um gradiente no sentido da orla marinha para a serra, havendo uma queda no rendimento per capita das família e um maior número de residências fixas no sentido da serra².
​
Um grande desafio para os gestores do município é criar estratégias para o desenvolvimento da cidade, valorizando tanto o meio ambiente quanto a população. É necessário entender que todos fazemos parte de um grande sistema orgânico e respeitar e valorizar esses dois componentes é fundamental. Trabalhar para evitar e resolver problemas ambientais que, na maioria das vezes se refletem em problemas sociais e prejudicam as populações mais vulneráveis, é um dever das vereadoras e vereadores.
​
Acreditamos que o município tem potencial para servir como grande exemplo de cidade que protege seu ambiente natural e proporciona oportunidades para sua população. Bertioga tem vocação de cidade verde! E é com esse horizonte que a candidatura do Paulo Matos está comprometida: com a busca de um desenvolvimento baseado na valorização da sua natureza e da sua gente. A candidatura do Paulo defende desde a criação de um Programa Lixo Zero, fortalecendo as ações de educação ambiental, criando mecanismos de redução da geração de resíduos sólidos e promovendo melhorias na coleta seletiva, até o fomento e fortalecimento de iniciativas de turismo mais sustentável, como o Ecoturismo e o TBC (Turismo de Base Comunitária), valorizando a natureza e a cultura local. Isso diz respeito a uma cidade mais sustentável, a um ambiente natural preservado, ao acesso ao lazer, à alimentação de qualidade e a garantia da segurança alimentar, ao saneamento básico e à renda justa.
​
Mais informações em <https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/bertioga.html>
Informações obtidas por meio do aplicativo “Aqui tem Mata?” com dados do “Atlas da Mata Atlântica”, da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Disponível em <https://aquitemmata.org.br/#/>
INSTITUTO PÓLIS. Litoral Sustentável - desenvolvimento com inclusão: resumo executivo de Bertioga. São Paulo, 2012.
ESPORTE E CULTURA
Podemos entender a Cultura como o conjunto da história e dos costumes de um povo. Cultura também é educação, conhecimento e um grande gerador da economia, contribuindo para o desenvolvimento e gerando empregos. A cidade que investe em cultura, busca, antes de tudo tornar-se um lugar melhor para as pessoas que vivem nela. É um olhar de dentro para fora. Produz renda, pertencimento e identidade, atrai investimentos, gera conhecimento e aprendizado. Quanto maior o incentivo do desenvolvimento cultural de uma cidade, mais inspiradora e instigante, ela se tornará.
Para nós ela é de extrema importância e esse compromisso, com a Cultura de Bertioga, o Paulo Matos já assumiu há muito tempo. Sua candidatura vem para fortalecer os projetos processuais e permanentes, ações que democratizem o acesso e a produção de cultura, como as leis de fomento. Incentivando movimentos de bairro, fortalecendo entidades da cultura e somando na luta pela criação de um equipamento que comporte as diversas artes, a exemplo do Cinema, do Teatro, do Circo e da Cultura de Rua, assim como uma Escola de Artes e uma Biblioteca Municipal.
A exemplo da Cultura, foram muitas as contribuições do Paulo para o Esporte na cidade. E sabemos bem que atividade física não é apenas lazer, mas, principalmente, promoção da saúde e qualidade de vida. Incentivar o esporte é criar uma sociedade de bem-estar e mais participativa. Para crianças e adolescentes o esporte pode ser ainda mais importante: faz parte da constituição da personalidade, contribui para disciplina, cooperação, ética, determinação e, claro, desenvolvimento físico. Bertioga, apesar de todo seu potencial, investe muito pouco no esporte. E a cidade tem possibilidade de ir muito além dos eventos de verão para os turistas. É preciso, assim como na esfera da cultura, democratizar o acesso ao esporte e lazer, priorizando projetos processuais de formação, acesso gratuito a diversidade esportiva e valorização aos atletas de alto rendimento.


MANDATO POPULAR E COLETIVO
No atual cenário político, no qual enfrentamos uma grande crise de representatividade, um mandato participativo e popular destaca-se como um mecanismo alternativo no processo de formulação de políticas e tomada de decisão legislativa. É uma maneira inovadora de exercício de cargo eletivo em que o representante legislativo se compromete a dividir o poder com os cidadãos. Sendo assim, enquanto num mandato tradicional o legislador tem a liberdade de votar de acordo com seus interesses e consciência, no mandato participativo, o legislador consulta algumas pessoas ou grupos, para então definir seu posicionamento frente a matérias legislativas.
Todos sentimos na pele o quanto as tomadas de decisão feitas nas esferas políticas em nossa cidade são distantes da realidade das pessoas. Em reuniões fechadas, os interesses de poucos se sobrepõem às necessidades básicas da maioria. Com a intenção de romper com essa lógica e tornar a Câmara um espaço aberto à participação, propomos um mandato participativo e popular. Que priorize leis que garantam o acesso da população em espaços de decisão do município, através de Conselhos Gestores, Tribuna Livre, Orçamento Participativo e, igualmente, auxilie na construção de organizações populares. Além disso, durante o mandato o Paulo pretende tomar suas decisões se baseando em assembleias, com itinerância do gabinete, criando ferramentas que combatam a troca de favores e a corrupção, a partir da transparência e da participação.
FISCALIZAÇÃO DO EXECUTIVO
A utilização eficiente e transparente do dinheiro arrecadado pelo município é papel do poder executivo, ou seja, da prefeita ou prefeito. E esse recurso deve ser utilizado com muita responsabilidade, de modo a viabilizar o acesso da população às estruturas e serviços essenciais como segurança, saúde, mobilidade e educação.Nesse sentido, faz parte das atribuições de vereadores e vereadoras garantir que os interesses da população estejam representados junto ao poder público municipal. Dessa forma, um de seus importantes papéis é supervisionar o mandato do executivo, fiscalizando e julgando as contas públicas e, nas ocasiões em que se faz necessário, instaurando comissões parlamentares de inquérito, as CPIs.
Nossa proposta é fortalecer na Câmara esse trabalho de fiscalização do executivo, criando canais diretos de comunicação, para que a população de Bertioga saiba como e onde o dinheiro público vem sendo utilizado em nosso município, evitando assim que um orçamento tão expressivo seja utilizado de forma inadequada. Uma medida que entendemos ser extremamente necessária é revisar contratos com empresas terceirizadas, que podem se tornar potenciais desvios de recursos. Além de avaliar condições de trabalho e direitos dos trabalhadores destas empresas.

Seja um apoiador da nossa campanha!
VAMOS JUNTOS!
O seu apoio é fundamental para nossa candidatura à vereança nas eleições municipais deste ano, para que, juntos, possamos construir o futuro que sonhamos para nossa cidade!
A campanha é do povo, feita a muitas mãos e de forma voluntária. Se você quiser contribuir, pedimos que preencha e divulgue o formulário abaixo para começarmos a transformação.
​
Você também pode apoiar nossa campanha seguindo nossas redes sociais e nos ajudando a divulgar os nossos conteúdos.
Quer fazer mais?
Fazer uma campanha eleitoral é um grande desafio pra quem vem do povo. São necessários recursos para tornar o trabalho possível: impressão de materiais, locomoção pela cidade, contratação de serviços, entre outros.
Há, então, um caminho para quem desejar nos ajudar nesse desafio: o nosso financiamento coletivo de campanha.
Essa é mais uma forma de fortalecer a construção desse sonho compartilhado, de uma Bertioga melhor para todos e todas.
A doação é feita pela plataforma Voto Legal, é bastante seguro e rápido.
Se puder, doe... Qualquer quantia fará a diferença para nós!
Venha sonhar junto com a gente e ajudar a construir essa nova história para Bertioga!
